Atualmente, ter um carro ou moto, tornou-se uma necessidade, isso porque ambos podem ser utilizados como um forma de transporte ou então, um meio de trabalho.
Por isso, se você está pensando em comprar uma moto por um preço mais acessível, saiba que isso é possível, através do leilão de motos do DETRAN, confira!
O que é o leilão de motos do DETRAN?
O leilão de motos do DETRAN é um evento em que diversas motos são leiloadas por preços mais baratos. Essas motos são geralmente veículos que foram apreendidos e que seus antigos proprietários não conseguiram regularizar a situação.
Da mesma forma, dentro desse leilão existem também carros à venda que também estão com irregularidades e que caso seja comprado por um novo proprietário, deve ser regularizado antes de circular por aí.
Como funciona o leilão do DETRAN?
O leilão do DETRAN, tanto para motos quanto para carros, funciona da seguinte maneira. O comprador interessado deve fazer um pré-cadastro no site do DETRAN e aguardar o anúncio das datas em que acontecerão os leilões.
Antes de iniciar o leilão, o possível comprador pode verificar no pátio do DETRAN se a moto está em boas condições e quais modelos são de sua preferência.
Após feita a escolha, um leiloeiro oficial dá início aos lances e aquele que conseguir dar o maior lance, ganha. Depois disso, o comprador deve assinar um termo de obtenção da moto e retirar em até 30 dias o veículo do pátio do DETRAN.
Quais são as vantagens e desvantagens do leilão de motos?
Uma das principais vantagens é que é possível conseguir uma moto por um preço mais barato do que em financiamentos e concessionárias. Entretanto, a moto pode apresentar irregularidades e dívidas que precisam ser quitadas.
Por esse motivo, é recomendado que o comprador guarde uma quantia em dinheiro para poder dar os lances e também para que consiga regularizar o veículo para poder utilizá-lo normalmente.
Como participar de um leilão de motos do DETRAN?
Para participar, como mencionamos acima, é preciso realizar um pré-cadastro no site do DETRAN e aguardar serem anunciadas as datas do evento.
Assim como citamos em nossa matéria sobre o leilão de carros do DETRAN, a moto deve ser comprada à vista pelo menos 30% do valor do lance.
Por isso, recomendamos que prepare o bolso, pois apesar dos preços serem atrativos, é preciso arcar com outros custos como dívidas, documentação e outros.