Você já ouviu falar em um leilão de motos? Se não ouviu, não se preocupe, pois durante esse texto vamos te explicar o que é e como funciona.
Mas basicamente, o que você precisa saber é que o leilão de motos é uma ótima oportunidade para aqueles que querem comprar uma moto por preços mais acessíveis.
Mas afinal, o que é o leilão de motos?
O Leilão de motos é uma boa oportunidade de conseguir comprar ou até mesmo vender uma moto. Geralmente, as motos à venda são apreendidas pela Receita Federal.
Além disso, é mais comum do que se imagina, em que grande quantidade dessas motos são de apreensões em que o proprietário deixou de pagar o financiamento ou até mesmo foi pego em uma blitz e não conseguiu comprovar sua regularidade através da documentação do veículo.
Entretanto, quando a moto pertence a algum banco em que o proprietário não conseguiu concluir o pagamento de um financiamento, por exemplo. Ela acaba ficando com a empresa responsável.
Como é o leilão de motos apreendidas?
Quando as motos são apreendidas pela polícia, o proprietário tem até 90 dias para apresentar as documentações e buscar no pátio do Detran. Porém, caso ultrapasse esse período, o veículo acaba indo a leilão.
Como funciona o leilão de motos?
No leilão de motos, os possíveis compradores devem dar seus lances e assim como em outros tipos de leilões, quem conseguir dar o maior lance, poderá levar a moto para casa.
Além disso, o leilão é feito por um leiloeiro oficial que saberá avaliar o valor de cada moto à venda. Também pode acontecer dos veículos serem vendidos separadamente ou em lotes.
Depois que é anunciado o comprador que ganhou o leilão, é preciso passar por outros procedimentos, como um contrato de aquisição do bem.
Da mesma forma, aquele que arrematar a moto, não poderá desistir da compra, por isso é necessário saber se realmente vai querer comprar o veículo.
Mas qual a função do leilão destas motos?
Como mencionamos acima, quando os veículos são apreendidos pela Receita Federal e elas não podem ficar por muito tempo paradas. Por esse motivo, elas são repassadas para novos donos e potenciais compradores.
E na maioria das vezes os proprietários anteriores não conseguem regularizar toda a documentação e obter o veículo de volta. Sendo assim, quase sempre o destino deles é o leilão.
Como participar de um leilão de motos?
Existem leilões de órgãos públicos e também de montadoras, bancos e outros. Por isso, é recomendado entrar em contato com a empresa interessada e buscar mais informações.
Por exemplo, no caso da Receita Federal, você pode acessar o site oficial e lá estão disponíveis todos os editais de leilões do governo.
Mas antes de escolher a moto, é preciso prestar bem atenção na descrição do anúncio, dessa forma evita-se a obtenção de um veículo que pode apresentar problemas.
Além disso, algumas empresas disponibilizam páginas na internet em que os compradores interessados podem ter acesso à ficha completa da moto à venda.
Uma das principais vantagens que atraem muitos compradores a estes eventos, são os preços acessíveis, mas como mencionamos acima, é preciso buscar por empresas confiáveis e até mesmo órgãos públicos.