Todo ano acontece uma venda de veículos usados organizada pelos postos do DETRAN em todo o Brasil. Geralmente, esse evento é anunciado nas redes sociais, canais de TV e rádio, dessa forma atrai diversos compradores interessados.

Publicidade2

Além disso, esses leilões são uma ótima oportunidade para aqueles que querem comprar um carro por preços mais acessíveis. Pensando nisso, vamos te explicar como funciona o leilão de carros do DETRAN.

O que é o leilão de carros do DETRAN?

O leilão do DETRAN é um evento que acontece todos os anos, em que carros apreendidos são vendidos por um preço mais barato. 

Entretanto, é preciso deixar claro que os carros leiloados na maioria das vezes estão irregulares. Dessa maneira, o novo proprietário deve regulamentar o veículo para poder utilizá-lo. 

Publicidade3
Saiba mais sobre o leilão de carros do DETRAN.

Todo ano esses carros apreendidos pela Polícia Federal são retirados do pátio do DETRAN para que sejam adquiridos por novos donos. 

Mas quando o veículo é apreendido, ele fica no pátio por cerca de 90 dias e nesse período de tempo o proprietário deve regularizar a situação, seja por estar com documentos atrasados ou devido a condutas do antigo dono, como multas e débitos.

Caso o antigo proprietário não consiga recuperar o carro, então o carro passa a pertencer ao órgão público e vai à leilão. 

Geralmente, esse veículos são leiloados em lotes e podem ser leiloados em dias e horários agendados.

Publicidade4

Além disso, os carros leiloados ficam em exposição no pátio do DETRAN divididos em lotes. Os interessados podem visitá-los e verificar como estão suas condições. 

Como participar do leilão do DETRAN?

Primeiramente, é preciso fazer um cadastro prévio no site do DETRAN, mesmo para pessoas físicas ou jurídicas, informando o CNPJ ou CPF.

Durante o leilão, o interessado que der o maior lance, leva o carro. Porém, é preciso assinar um comprovante de compra após arrematar o carro. Também é preciso pagar à vista pelo menos 30% do valor do lance dado.

Saiba como participar do leilão do DETRAN.

É possível também participar do leilão virtualmente, em sites de leilões virtuais, porém é preciso pagar um boleto bancário depois da compra. 

Para retirar o carro, é preciso que o valor do arremate seja pago e depois os novos donos têm até 30 dias para fazer a retirada. E caso haja atraso no pagamento, é cobrado 2% do valor do veículo. 

Para participar, além de realizar o cadastro prévio, é preciso estar atendo as datas de quando acontecerão esses eventos e ter um bom dinheiro guardado para poder dar os maiores lances.