Se você está pensando em comprar um carro por um preço mais acessível, saiba que existem os leilões geralmente organizados por órgãos do governo ou empresas financeiras e são uma ótima oportunidade de conseguir um veículo por preço mais barato!
Mas antes de participar de um leilão de carros, é preciso se ter certos cuidados e pensando nisso fizemos uma lista dos principais cuidados e como conseguir comprar um carro de leilão sem se arrepender, confira!
Dicas de como comprar um carro de leilão
1. Conhecer o leilão
Primeiramente, se você nunca participou de um leilão de carros, saiba que é preciso saber como funciona e caso escolha o leilão de uma empresa específica, visite o local e converse com a equipe organizadora, para entender como será o evento.
A maioria dos leilões de carros acontecem em lotes e alguns desses eventos são anunciados em canais de comunicação como jornais, rádios e TV.
Outra dica para não cair em uma armadilha, é que muitos sites disponibilizam uma vitrine online com os carros a serem leiloados. Entretanto, o ideal é que o comprador interessado vá até o local onde se encontra o carro e analise se é aquele escolhido pela internet.

2. Tipo do carro
Recomendamos que evite carros importados em um leilão de carros, pois é difícil saber se estão de fato em boas condições e às vezes o valor da manutenção pode sair mais caro que o valor do carro avaliado.
Por isso, busque por modelos de carros mais populares e que o valor da manutenção seja mais barato, para evitar dores de cabeça futuras.
3. Guarde um dinheiro reserva
Além disso, é importante ressaltar que um carro de leilão pode vir com multas e contas em atraso deixadas pelo antigo dono e o ideal é ter um dinheiro guardado para poder quitar todas as dívidas pendentes do veículo para poder utilizá-lo normalmente.
E assim como citamos acima, é preciso também ter uma quantia em dinheiro sobrando para a manutenção do carro e para dar os lances durante o leilão, pois assim como em qualquer outro, ganha quem conseguir dar o maior lance.
Também existem taxas a serem pagas durante o leilão como 5% do valor do lance ao leiloeiro ou empresa que está realizando o leilão. Taxas de débitos do IPVA e DPVAT, além do valor da transferência do carro para seu nome.
4. Valor Limite
Antes de tudo, é preciso negociar e estabelecer um valor limite para o carro leiloado. Por isso, pesquise sobre o modelo e tabelas de preços para saber se o valor do lance não ultrapassará o real valor do carro no mercado.

5. Fique atento as multas e taxas
Assim como no arremete do carro em que é preciso pagar taxas, também é preciso ficar atento às multas após a data de retirada do carro.
Isso porque caso atrase, é preciso pagar o aluguel do pátio em que está localizado o veículo. Por isso, o ideal é retirá-lo o quanto antes para evitar pagamentos desnecessários.
Por fim, quando finalmente estiver com o carro leiloado na garagem, busque regularizá-lo o quanto antes, para evitar o aumento das dívidas em atraso.