Para aqueles que sonham em comprar um carro, mas preferem pagar tranquilamente as parcelas e depois adquirir o bem, o consórcio pode ser uma boa alternativa.

Publicidade2

Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre como funciona o consórcio de carros e como contratar esse serviço para comprar seu carro.

Como funciona o consórcio de carros?

O consórcio de carros, assim como em qualquer outro tipo de consórcio, como de uma casa e outros, o cliente participa de um grupo de pessoas para adquirir um carro. Por exemplo, esse grupo será dividido de acordo com o valor do consórcio pago e ao final do pagamento poderá conseguir o carro.

Porém, em um consórcio é comum uma pessoa deste grupo ser sorteada e ganhar o carro antes mesmo de terminar o pagamento das parcelas. Dessa maneira, é preciso apenas terminar o pagamento ou dar um valor para finalizar o consórcio.

Publicidade3

A divisão dos grupos é feita pela empresa administradora responsável pelo consórcio. Nestes grupos há pessoas que querem comprar um carro zero, seminovo, motos e outros tipos de bens.

Como solicitar um consórcio de carros?

Para fazer um consórcio de carros, você pode procurar seu banco ou até mesmo uma empresa financeira e seguradora que ofereça esse tipo de serviço. Depois basta escolher o prazo de pagamento e valor das parcelas.

Em seguida, é preciso pagar todo mês o consórcio e caso seja contemplado e consiga o carro antes do término do contrato, basta optar por terminar o pagamento ou retirar o carro. 

Mas é preciso lembrar que mesmo com a retirada do carro, ainda sim é preciso pagar taxas de serviços da administradora responsável pelo sorteio.

Publicidade4

Quais são as vantagens e desvantagens de um consórcio?

A principal vantagem do consórcio de carros são os custos baixos, isso porque no consórcio, diferente por exemplo de um financiamento em que além das parcelas, é preciso pagar os juros do serviço. 

Porém no consórcio de carros, o cliente só paga o valor das parcelas e uma taxa prefixada devido a gestão dos grupos e sorteios.

Além disso, outra vantagem é a flexibilidade dos consórcios de carros em que as parcelas são mais baratas e cabem no seu orçamento. 

Já as principais desvantagens são a demora para adquirir o bem, ou seja, para ser contemplado em um sorteio de um consórcio é preciso aguardar. 

Diferente de um financiamento, em que existem opções em que o cliente pode utilizar o carro enquanto paga as parcelas normalmente.

E outra desvantagem é o grande risco de inadimplência, pois não são cobrados juros em um consórcio de carros e isso pode fazer com que muitos não se comprometam em pagar corretamente.