Sem dúvidas é um sonho ter acesso a um documento que te possibilita dirigir um carro, afinal, isso te oferece autonomia para ir para onde quiser sem ter que depender de transportes públicos.

E, exatamente por esse motivos, muitos brasileiros almejam possuir esse documento.   

Publicidade - OTZAds

Porém, como todos sabem, emitir uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é nada barato. Isso porque o futuro condutor terá que arcar com taxa de exame de vista, teste psicológico, matrícula em uma autoescola, efetuar o pagamento para fazer a prova teórica e posteriormente, pagar a taxa da prova prática.  

Para isso, realmente é necessário estar munido de um bom valor em dinheiro.    

Porém, o Governo Federal aprovou um auxílio que visibiliza o processo de emissão desse documento de forma totalmente gratuita. Quer saber mais? Confere a seguir! 

Saiba mais sobre o programa CNH Social  

O programa CNH Social foi idealizado pelo Serviço Social do Transporte e Serviço   Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), com o intuito de oferecer aos cidadão brasileiros maiores chances de conseguir um trabalho e sair do desemprego. Sendo assim, a CNH disponibilizada é na categoria B. 

O programa está dentro do Projeto de Lei 3904/2019 que atua junto ao PL 10141/2018, que visa oferecer renovação gratuita da CNH. 

Publicidade - OTZAds

Sendo assim, beneficiários de outros programas também podem aderir a CNH social, inclusive as pessoas que recebem o Bolsa Família e, se enquadram nas regras desse programa poderão ser incluídos automaticamente.  

O que é preciso para ter acesso a CNH gratuita

Para obter aprovação frente ao programa CNH social, é preciso que o cidadão:

– Seja maior de 18 anos;

– Esteja desempregado há mais de um ano, pelo menos;

– Possuir uma renda mensal de até três salários mínimos, ou seja receber até R$ 2.994,00 na renda familiar;

– Ler e escrever;  

– Possuir os documentos obrigatórios do Brasil: RG, CPF e comprovante de endereço;

Publicidade - OTZAds

– Não estar impedido pelo Detran de emitir uma CNH.  

Como fazer a inscrição para obter a CNH gratuita

Para conquistar a sua Carteira Nacional de Habilitação, você deve fazer o seguinte: 

1. Visite o site oficial do Detran, do estado onde você reside;

2. Na página inicial, procure pela opção ou digite em busca avançada “Inscrição CNH Social”;

3. Ao acessar a página da CNH Social, preencha um formulário que estará disponível no site. Nesse formulário você irá colocar seus dados pessoais para que eles possam ser analisados;

4. Por fim, é só concluir a solicitação clicando em “enviar”. 

Após fazer o envio, é só aguardar a análise do Governo frente ao pedido da CNH gratuita. 

Papel do Detran na disponibilização da CNH

O Departamento Estadual de Trânsito é um órgão pertencente ao Poder Executivo Estadual que possui muitos papéis importantes na legislação de trânsito do nosso país. 

Suas principais funções são: auxiliar na formação de condutores, realizar a determinação de novas normas e manter as atuais atualizadas, fiscalizar e penalizar os condutores, fazer o emplacamento e o controle dos carros, entre outras atividades primordiais para segurança de todos os cidadãos. 

O Detran também analisa a capacidade física e psicológica nas etapas de provas para disponibilização da CNH, que são feitas através de clínicas autorizadas por equipe especializada.