Nos dias atuais, existem poucas pessoas que ainda não tenham CNH (Carteira de Habilitação Nacional). Porém, para alguns pode ser considerado algo um tanto inacessível seja pela dificuldade dos testes ou até mesmo pelo valor cobrado que costumam ser considerados caros. 

Mas a Carteira de Habilitação é considerado um documento indispensável para muitos motoristas. Isso porque muitos utilizam carros e motos como meio de transporte ou até mesmo como forma de trabalho e de conseguir uma renda. 

Publicidade2

Porém, caso sejam parados em alguma blitz ou operação policial e caso não estejam com o documento, podem ser multados ou até mesmo perder o veículo.

E como mencionamos anteriormente, tirar uma habilitação pode ser considerado algo um pouco caro para muitos brasileiros que fazem parte de comunidades carentes. Por isso, todos os anos o Departamento de Trânsito (Detran) costuma disponibilizar vagas para tirar uma CNH grátis. 

Por isso, neste artigo vamos falar um pouco sobre tirar uma CNH grátis através do projeto CNH Social e também como funciona a CNH Digital. Assim como a diferença entre ambas.

CNH Social – Projeto que ajuda pessoas carentes a tirarem uma CNH

A CNH Social (Carteira Nacional de Habilitação Social), é um projeto da Câmara dos Deputados e da Comissão de Viação e Transportes que tem como objetivo conceder vagas e o direito de ter uma Carteira de Habilitação Nacional (CNH) a integrantes de famílias de baixa renda.

Com isso, todos os anos o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) possibilita que jovens e adultos que fazem parte de famílias de baixa renda e que já participam de programas sociais, possam concorrer a vagas para tirar uma habilitação gratuitamente.

Publicidade3

Anualmente, o Detran costuma disponibilizar vagas para que pessoas carentes consigam tirar a CNH grátis. Em 2021, foram abertas cerca de 5 mil vagas no Distrito Federal, para aqueles que gostariam de tirar a primeira habilitação a partir de março. 

Além disso, para aqueles que fazem parte dos Programas Sociais do Governo Federal podem ter direito a participar do Programa Habilitação Social, em que há a modalidade Estudante Habilitado e Cidadão Habilitado, para estudantes e adultos que ainda não tiraram uma habilitação.

Podem participar aqueles que fazem parte de programas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Além disso, aqueles que possuem inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) também podem participar. 

Vale ressaltar que é preciso ter renda máxima de dois salários mínimos para poder concorrer e ter direito a uma CNH gratuita. Além do mais, podem participar aqueles que estão desempregados, estudantes da rede pública, portadores de necessidades especiais e pequenos agricultores.

Como se cadastrar e tirar uma CNH gratuita?

Para fazer seu cadastro e concorrer a uma vaga para tirar uma CNH gratuita, é preciso estar atento à abertura do edital do Detran da sua região. Para aqueles que já fazem parte do Projeto Cidadão Habilitado, é preciso ter idade entre 18 a 25 anos para conseguirem ter direito a uma habilitação gratuita. 

Caso as vagas estejam abertas no Detran do seu município, você pode acessar o site do Departamento de Trânsito e clicar na aba “Inscrições CNH Social”, preencher todos os seus dados, como nome completo, CPF, RG e aguardar que seja feita uma análise.

Depois disso, se você estiver apto e tiver direito a CNH Social, no seu cadastro no portal do Detran, estará presente todas as informações. Além disso, é possível escolher qual será a categoria da habilitação, se será A, B, C, D, E.

Publicidade4

Para mais informações sobre o projeto CNH Social e tirar uma CNH gratuita, fique de olho nos editais do Detran da sua região ou entre em contato pelo chat ou telefone do órgão de trânsito.

CNH Digital – Saiba como se cadastrar e ter uma CNH eletrônica

A CNH Digital é uma tecnologia que tem o objetivo de facilitar a vida de muitos motoristas que esquecem o documento em casa, por exemplo. Confira neste artigo o que é a CNH Digital, como cadastrar sua habilitação eletrônica.

A CNH Digital, também conhecida como CNH-e (eletrônica), é uma Carteira Nacional de Habilitação que tem o mesmo valor que a CNH impressa convencional. Além disso, pode ser acessada offline, sem precisar de internet, para isso basta acessar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível para iOS e Android.

Além disso, podem solicitar a CNH Digital aqueles que já tenham a versão impressa da CNH e que conste o QR Code na parte interna do documento. Esse QR Code permite que o motorista possa escanear o código no aplicativo da CNG Digital.

Por isso, para solicitar é preciso estar cadastrado no site do DETRAN da sua região. Ou ir até uma das sedes do DETRAN e informar seus dados, como CPF, RG, telefone e endereço. 

No site, basta você fazer um login, caso já esteja cadastrado e clicar no menu para ativar a CNH Digital. Depois disso, é preciso baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (disponível para iOS e Android).

Como se cadastrar na CNH Digital?

No aplicativo da CNH Digital também é possível cadastrar o veículo, para gerar um documento legal do carro ou moto. Para isso, basta abrir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito e informar o número do Renavam, que fica na parte superior do documento do carro e do código de segurança do CRV, o documento será gerado automaticamente.

Além disso, uma CNH impressa leva cerca de 15 a 30 dias para estar disponível. Já a CNH Digital, quando o condutor já tem a versão impressa, consegue registrar os dados na hora no aplicativo.

Isso porque na CNH Digital são armazenados dados por meio de um sistema criptografado, em que é possível ter acesso ao documento de habilitação do condutor.

Para mais informações sobre a CNH Social ou cadastrar na CNH Digital, acesse o site do Detran da sua região para saber quando abrirão novas vagas e também saber como cadastrar sua carteira de habilitação eletrônica.