Ter uma carteira de habilitação é indispensável para muitos motoristas, isso porque é por meio dele em que é possível verificar se um condutor está ou não apto para dirigir ou até mesmo quantas infrações já comentou no volante.

Mas a CNH vai além disso, ela pode ser uma porta de entrada para aqueles que estão buscando um emprego e boas oportunidades no mercado de trabalho. Por isso, todos os anos o Detran costuma a dispon

Publicidade - OTZAds

Porém, conseguir tirar uma habilitação pode ser considerado algo caro para muitos brasileiros que pertencem a comunidades carentes. Por esse motivo, o Detran todos os anos costuma disponibilizar vagas para tirar a CNH de forma gratuita. 

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre como funciona o projeto CNH Social que tem como principal objetivo ajudar pessoas de comunidades carentes a conseguirem ter sua carteira de motorista.

Publicidade - OTZAds

Saiba mais sobre o CNH Social e como ter uma carteira gratuita

A Carteira Nacional de Habilitação Social, também conhecida como CNH Social, é um projeto da Câmara dos Deputados e da Comissão de Viação e Transportes que tem como objetivo possibilitar que pessoas de famílias carentes consigam ter uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Por isso, todos os anos o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) abre vagas para que jovens e adultos de famílias de baixa renda e que já participam de programas sociais, consigam ter direito a vaga no CNH Social e tirar uma habilitação sem precisar pagar nada.

Quando as vagas são abertas os interessados em participar, caso estejam dentro dos pré-requisitos, podem fazer o cadastro no portal de serviços do Detran de sua região e aguardar a divulgação da lista daqueles que foram selecionados para participar. 

Além disso, aqueles que fazem parte dos Programas Sociais do Governo Federal podem também fazer parte do Programa Habilitação Social, dividido nas modalidades Estudante Habilitado e Cidadão Habilitado. Destinado a estudantes e adultos que ainda não possuem carteira de habilitação.

Publicidade - OTZAds

Pessoas que já fazem parte de programas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) ou que possuem  cadastro no Cadastro Único (CadÚnico) também podem participar. 

Outro requisito é ter renda máxima de dois salários mínimos e aqueles que estão desempregados, estudantes da rede pública, portadores de necessidades especiais e pequenos agricultores também podem concorrer a essas vagas na CNH Social.

Como fazer o cadastro e ter direito a CNH gratuita?

Para fazer seu cadastro e concorrer a uma vaga para tirar uma CNH gratuita, é preciso estar atento à abertura do edital do Detran do seu município. Caso as vagas estejam abertas, dentro do site é possível clicar na aba “Inscrições CNH Social”, preencher corretamente todos os seus dados e aguardar a lista de selecionados da CNH Social.

Quando uma pessoa é selecionada para o CNH Social, pode escolher também qual será a categoria da habilitação, por exemplo, categoria A, B, C, D, E e em seguida, é só aguardar mais informações para dar início às aulas.