Como já mencionamos em artigos anteriores, todos os anos o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) costuma organizar leilões de carros e motos que foram apreendidos em operações de trânsito. 

Publicidade - OTZAds

Esses eventos, em que são feitas vendas de veículos, pode ser considerada uma boa maneira de comprar seu tão sonhado carro ou até mesmo uma moto por preços mais acessíveis do mercado. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre como funciona o Leilão de veículos do DETRAN.

Sobre o Leilão de Veículos do DETRAN

O Leilão de veículos do DETRAN é um evento organizado pelo órgão de trânsito que tem como principal objetivo leiloar carros e motos por preços mais baratos do que em financiamentos, por exemplo.  Esses veículos à venda geralmente foram apreendidos de operações policiais, como em uma blitz por conterem irregularidades, multas ou documentação em atraso.

Por esse motivo, anualmente o DETRAN realiza leilões de veículos com o intuito de passar esses carros e motos apreendidos para novos proprietários para que sejam regularizados e possam circular normalmente. 

Publicidade - OTZAds

Além disso, nesses tipos de leilões, os compradores também podem encontrar leilões de veículos considerados sucatas, em que os carros e motos à venda já não podem mais circular, mas suas peças podem ser reutilizadas para consertos, por exemplo.

Como funciona o Leilão de veículos do DETRAN?

Quando o Leilão de veículos do DETRAN está acontecendo, é preciso ficar atento aos  meios de comunicação e editais para fazer a inscrição e poder participar. Os Leilões de veículos do DETRAN, acontecem geralmente nos primeiros meses do ano ou até mesmo nos últimos. Por isso, é bom estar sempre atento à novidades. 

No edital do Leilão de veículos do DETRAN, os compradores interessados devem fazer um pré-cadastro no site do DETRAN. Depois disso, basta aguardar o anúncio da data oficial em que acontecerão os leilões.

Além disso, o comprador pode visitar o pátio do DETRAN alguns dias antes do evento para verificar se o veículo escolhido está em boas condições. Dessa maneira, é possível evitar prejuízos e a compra de um veículo que possa trazer problemas futuros. 

Publicidade - OTZAds

Durante o Leilão de veículos do DETRAN, a empresa leiloeira dará início aos lances informando os valores mínimos e máximos. O comprador que conseguir dar os maiores lances poderá ficar com o carro ou moto. 

Ao final do leilão, quando os lances são encerrados, o comprador que arrematar o veículo, deverá entrar em contato com o DETRAN e assinar um termo que comprove a compra. 

Mas será que o Leilão de veículos do DETRAN vale a pena?

O Leilão de veículos do DETRAN pode ser uma boa oportunidade de encontrar grandes ofertas de carros e motos, principalmente para aqueles que precisam de um veículo com urgência. 

Entretanto, aquele que arrematar o veículo, precisará arcar com todos os gastos para regularizar o veículo, Dependendo da procedência do carro ou moto, podem conter dívidas em atraso, multas, documentação, precisar de ajustes mecânicos etc. 

Por isso, é recomendado que o comprador guarde dinheiro para investir nos lances e possa regularizar o veículo. Além disso, é preciso estar atento e informar-se sobre taxas cobradas pela empresa leiloeira que realizará o evento, que podem ser de aproximadamente 30% do valor do lance.