Você quer comprar uma moto, mas está achando os valores muito caros? Saiba que existem os leilões de veículos que podem ser uma ótima solução para aqueles que precisam comprar um carro ou uma moto com urgência.

Publicidade - OTZAds

Pensando nisso, hoje vamos falar um pouco sobre o leilão de motos apreendidas que assim como mencionamos acima, são veículos vendidos por preços mais acessíveis do que em lojas ou concessionárias.

Mas afinal o que são os leilões de motos?

O leilão de motos, nada mais são do que eventos em que empresas bancárias, órgãos do governo e até mesmo concessionárias, fazem um leilão de veículos que geralmente estão em situações irregulares ou que o proprietário anterior não conseguiu concluir o pagamento corretamente.

Publicidade - OTZAds

Ou no caso de alguns veículos apreendidos pelo DETRAN, as motos foram apreendidas durante blitzes, pois estavam com a documentação irregular. Também pode acontecer do veículo ter sido estacionado em um local indevido e ter sido descoberto irregularidades no mesmo.

Esses leilões têm como principal objetivo passar uma moto ou carro para frente, porém o novo comprador deve se comprometer em quitar as dívidas e regularizar o veículo para poder utilizá-lo normalmente.

Quais as vantagens e desvantagens de um leilão de motos apreendidos?

Uma das principais vantagens dos leilões de motos apreendidas, é que é possível comprar uma moto por um preço mais barato do mercado. Por exemplo, todo ano o Setran realiza leilões de veículos apreendidos e uma motocicleta popular pode custar entre R$ 500 até R$ 700. 

Publicidade - OTZAds

Entretanto, apesar dos valores serem bem atrativos, como mencionamos anteriormente, o comprador deve arcar com o pagamento de dívidas, multas e irregularidades para que consiga utilizar a moto. Isso pode ser uma das principais desvantagens, pois as dívidas podem ser caras.

Como participar de um leilão de motos apreendidas?

Para participar, é preciso escolher a empresa, caso seja um banco ou concessionária, mas se for um órgão do governo, é preciso ficar atento aos noticiários e fazer sua inscrição no site do DETRAN, por exemplo. Geralmente, os leilões acontecem nos últimos meses do ano.

Quando chegar a data, é preciso verificar se a moto está em boas condições, por isso visite o pátio onde se encontra o veículo escolhido. Em seguida, começarão os lances e ganhará aquele que der o maior lance pela moto.

Por fim, vale lembrar que é preciso pagar pelo menos 30% do valor do lance e é preciso regularizar toda a documentação e as dívidas em atraso. Por isso, recomendamos que reserve um pouco de dinheiro para arcar com estes custos.