Alguma vez na vida, você provavelmente já deve ter se interessado por uma matéria de um site ou postagem nas redes sociais que contava uma história interessante e no final, te oferecia algum serviço, curso, palestra etc.

Essas histórias são conhecidas como storytelling, que nada mais são do que receitas para ter sucesso e conseguir prender a atenção dos seus leitores para vender seu produto.

Publicidade - OTZAds

Um exemplo disso, são as grandes empresas de Hollywood, que todo ano lucram com sucessos no cinema, influenciando os fãs de sagas a comprarem produtos relacionados aos filmes.

Não é à toa que muitos filmes só fazem sucesso por terem um enredo atraente que consegue envolver os espectadores com a trama.

Da mesma maneira, isso pode ser aplicado para vender seus serviços e produtos. Confira alguns elementos que podem te ajudar a criar boas histórias.

Publicidade - OTZAds

Como criar grandes histórias e lucrar com isso?

Despertar o desejo do leitor

Primeiramente, toda história precisa motivar o desejo do leitor a querer saber o que influenciou o personagem da história a fazer aquilo que ele está contando.

Por exemplo, o que o motivou grandes empresas tecnológicas a criarem computadores, celulares e tablets que hoje nos ajudam a interagir com o mundo.

Problemas e obstáculos

Durante a história, é preciso contar quais foram os problemas e obstáculos que dificultaram a vida do personagem. Por exemplo, ser um grande escritor de best-sellers, mas que no início seus livros foram rejeitados por diversas editoras.

Um mentor

Em toda história existe algo ou alguém que incentiva o personagem a alcançar aquilo que deseja, que é o mentor. O mentor traz a solução desses problemas e aí que você entrar.

Publicidade - OTZAds

Durante a história, o leitor vai estar acompanhando e se identificando com o que está sendo contado, então o personagem conta, por exemplo, que fez um curso, palestra, recebeu uma consultoria que ajudou a alcançar aquilo que queria.

Criar um plano

Antes de começar a escrever sua história, você precisa fazer uma lista de passos que devem ser seguidos. Por exemplo, primeiro você precisa entender necessidade do seu público, apresentar qual é o problema, depois oferecer um ajuda e trazer soluções.

Fracasso e sucesso

Você deve mostrar ao seu leitor que caso não siga aquilo que o personagem fez, pode correr o risco de fracassar naquilo que deseja. Mas nem toda história precisa apresentar isso, você pode apenas dizer que o leitor está perdendo uma oportunidade de conseguir algo seguindo aqueles passos.

Já o sucesso deve ser o final feliz da sua história, mostrando os benefícios que o leitor pode ter caso siga os passos que o personagem seguiu.

Por exemplo, se quero enriquecer com meu negócio, você pode dizer o quanto é gratificante ter conseguido uma carreira de sucesso seguido o que foi descrito e que apesar dos obstáculos, tudo isso valeu a pena.

Criar boas histórias

Você pode usar de exemplo figuras conhecidas ou então conta sua própria história. Por exemplo, o que te motivou a abrir sua empresa ou então, porque decidiu criar um blog sobre determinado assunto. Dessa maneira, será mais fácil criar uma proximidade com o leitor, fazendo que ele se identifique com sua história e em seguida, confie em você para comprar seu produto.