Quem trabalha com produção de conteúdo provavelmente já sentiu alguma vez na vida o bloqueio criativo. 

O bloqueio criativo é como chamamos aquela sensação de que acabou suas ideias foram embora e você não sabe mais o que fazer. Ele pode aparecer em qualquer profissão que precise de um pouco de inspiração, como músicos, escritores, etc. 

Publicidade - OTZAds

E de fato é muito complicado, você manter a produção de uma forma consistente e com qualidade por muito tempo. 

Continue lendo para entender um pouco mais de onde vem essa sensação, e formas simples de combatê-la. 

Motivos que podem estar te causando bloqueio criativo

Antes de te mostrarmos como você pode combater, é importante que você conheça as principais causas desse bloqueio. Dessa forma você pode identificar na sua rotina se existe alguns desses itens. 

Publicidade - OTZAds
  • Perfeccionismo: vontade excessiva de refazer o tempo inteiro até atingir a perfeição (que é inalcançável! Desligue o auto corretor e deixe a sua imperfeição ser a vida da sua escrita). 
  • Medo de sucessos passados: quando você já obteve resultados muito bons, e passa a se cobrar resultados tão bons para os próximos.
  • Medo de rejeição.
  • Dificuldade de escolha: os criadores de conteúdo devem sofrer com essa. Com tantas opções de tema, a liberdade acaba nos deixando paralisados. 
  • Tédio da rotina: principalmente para quem trabalha em casa, a mesmisse da rotina pode ser uma grande causa do bloqueio.

Técnicas para combater o bloqueio criativo

Mesmo conhecendo os principais causadores, o bloqueio criativo não é algo que consegue ser completamente combatido. É inevitável que uma hora ou outra você tenha mais dificuldade em produzir o seu máximo. 

Desligue todas as distrações, principalmente as digitais

Uma das principais dicas para se manter criativo, é se manter focado. Atualmente as redes sociais ocupam muito do nosso tempo, e muita da nossa atenção. 

Essa atenção que você está dedicando às redes sociais, é uma energia desperdiçada que você poderia estar utilizando para se sentir útil. 

É claro que não vamos nos tornar robôs. Momentos de descontração são necessários. Mas os momentos em que você decidir que você vai criar, mantenha tudo que possa te distrair longe! 

Publicidade - OTZAds

Escreva livremente 

Se você sofre com o perfeccionismo, essa dica pode ser muito útil. Comece a criar o hábito de não pensar muito, apenas colocar os seus pensamentos no papel. Sem se preocupar se está incrível, só deixando as ideias virem livremente. Não critique seu pensamento, ou se preocupe muito com a grafia. 

Depois desse processo, você vai lapidando e concertando as coisas que podem melhorar. 

Esse exercício é bem benéfico para começar a dar mais atenção aos seus insights. 

Faça pausas 

Se você está percebendo que está entrando no bloqueio criativo, pare de se cobrar. Levante, vá tomar um banho, passear com o cachorro, ver alguma futilidade na televisão. Se sentir exausto e esgotado pode ser uma das causas, portanto não deixe que esse estresse se intensifique. 

Mude o seu espaço de trabalho 

Se você tem trabalhado em casa, a rotina entediante pode ser matadora para o processo criativo. Procure inovar, ter novas perspectivas. Parece uma dica boba, mas apenas alterar o lugar que você passa as suas tardes, pode te ajudar muito. 

Durma bem! 

É importante prezar pela boa noite de sono. É nessa hora que o seu cérebro vai descansar, e recarregar as energias para o dia seguinte. Manter o sono irregular por muitos dias seguidos não é um bom hábito para os criativos