O Leilão de carros do Detran é uma alternativa para as pessoas que se planejaram para realizar a compra de um veículo, mas querem fugir dos métodos tradicionais que, muitas vezes, podem não ser vantajosos, à depender das suas necessidades. 

Isso porque nos métodos mais tradicionais, as pessoas acabam sendo limitadas ao escolher o modelo e o ano do carro, principalmente quando suas condições financeiras não estão tão favoráveis. 

Porém, nos leilões de carros do Detran os clientes possuem maiores possibilidades, pois são disponibilizados diversos modelos de variáveis anos com preços que podem chegar a ser até 30% abaixo da tabela Fipe. Assim, as opções de compra dos consumidores são elevadas. 

Publicidade - OTZAds

Deseja saber mais sobre o leilão de carros do Detran? Confira essa matéria até o final para obter detalhes! 

Como funciona o leilão de carros do Detran 

O Leilão de carros do Detran são desenvolvidos a partir de carros que foram apreendidos por condutores que foram surpreendidos com situações irregulares que são das mais variadas possíveis, como por exemplo: 

– Condutor alcoolizado;

– Documentação atrasada;

– Condutor sem Carteira Nacional de Habilitação;

Publicidade - OTZAds

– Problema na placa do carro;

– Condutor fazendo atividade ilegal com o carro; 

– Som excessivo para fora do veículo;

– Excesso de multas.

Sendo assim, o veículo pode ser apreendido até que o responsável regularize a situação. Normalmente o prazo fornecido para a regularização e retirada do carro é de até 30 dias, segundo a lei: art. 262. 

Porém, ao final do prazo de 30 dias se o condutor não fizer a regularização do veículo em questão, o mesmo poderá ser entregue para leilão, na qual é aberto para que a população possa participar. 

Publicidade - OTZAds

Como participar do leilão de carros do Detran 

Para participar do leilão de carros do Detran, o interessado deve fazer a inscrição diretamente do site oficial do Detran. Dessa forma, será enviado para o seu e-mail uma senha que deve ser usada no dia do evento. 

Vale ressaltar que todos os detalhes do leilão estarão disponíveis através do próprio edital, lá constará o nome da empresa responsável pela organização do evento, data, hora e possíveis veículos que estarão disponíveis para venda.

Lembrando que também é possível fazer a inscrição indo pessoalmente na sede do Detran da sua cidade, levando o CPF, RG e comprovante de residência para comprar para pessoa física ou contrato social, CNPJ  e comprovação de estabelecimento para as pessoas que irão efetuar a compra para pessoa jurídica.

É seguro participar de leilões

Participar dos Leilões de carros pode ser uma ótima opção para quem está interessado em realizar a compra de um veículo a um preço convidativo. Mas, é importante ficar atento pois em todas as áreas podem existir pessoas interessadas em aplicar golpes. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Segurança Digital da empresa PSafe, em 2020 cerca de 52 pessoas caíram em golpes de leilões falsos. 

Por isso, nós recomendamos que você sempre procure o site oficial e procure a procedência da empresa que está promovendo o evento. 

O Detran, por exemplo, é um órgão estadual que faz parte do poder executivo – regulador e fiscalizador responsável pelos veículos terrestres. 

Mas ainda assim, vale a pena visitar o site oficial para confirmar se o anúncio que você recebeu de fato é verídico. 

Após ter certeza de todas as informações é só aproveitar as possibilidades oferecidas em um leilão de carros.