Os carros recuperados são veículos que foram retirados de seus antigos proprietários por um banco ou empresa financeira, isso porque vieram de um financiamento que não foi bem sucedido ou até mesmo foram recuperados de furtos, roubos ou acidentes.

Publicidade - OTZAds

Esses carros geralmente são leiloados após serem recuperados e podem ser vendidos por preços mais acessíveis. Por isso, hoje vamos falar um pouco sobre como funciona o leilão de carros recuperados, como participar e se realmente vale a pena.

Como funciona um leilão de carros recuperados?

O leilão de carros recuperados é uma venda de veículos em lotes que foram recuperados por bancos e seguradoras. Esses veículos são recuperados devido a falta de pagamento de um financiamento ou foram recuperados de furtos, roubos ou acidentes.

Porém, existem algumas diferenças entre carros recuperados de financiamentos e carros sinistrados. Isso porque carros sinistrados foram recuperados de furtos ou até mesmo se envolveram em algum acidente. Já os carros recuperados de financiamentos, podem estar em boas condições e foram apenas devolvidos ao banco.

Publicidade - OTZAds

Esses leilões podem ser presenciais ou virtuais, em que os compradores devem dar seus lances e aquele que conseguir dar o maior lances ganha. 

Depois do leilão, aquele que arrematar o carro, deve assinar um contrato confirmando a compra. Além disso, em alguns casos, também é preciso pagar uma porcentagem do valor do lance para a empresa de leilões que está responsável pela organização do evento.

Como participar do leilão de carros recuperados?

Para participar do leilão de carros recuperados, seja de bancos ou de seguradoras. É preciso estar de olho no edital para saber onde se cadastrar. 

Geralmente, os leilões são feitos em parceria com alguma leiloeira. Por isso, é preciso olhar o edital e acessar a página oficial para se cadastrar e ter acesso às informações do veículo. 

Publicidade - OTZAds

Na página oficial do leilão, após o cadastro, o cliente consegue ter acesso à ficha completa do veículo, para saber mais sobre sua procedência. Além de todas as informações sobre o evento, como data, horário, local e quais serão os lances iniciais. 

Durante o leilão de carros recuperados, o cliente terá acesso ao site e poderá começar a dar os lances para os carros à venda e aquele que conseguir dar os maiores lances poderá ganhar o carro. Depois disso, é preciso entrar em contato com a empresa para saber todas as informações necessárias, como taxas a serem pagas e outros. 

Será que vale a pena participar de um leilão de carros recuperados?

O leilão de carros recuperados é uma boa chance de encontrar carros de grandes marcas por valores mais acessíveis do que carros zero km de lojas ou concessionárias. Porém, um carro recuperado pode apresentar alguns problemas mecânicos, caso tenha sido recuperado de um acidente, por exemplo. 

Por esse motivo, alguns desses lotes ficam a critério do comprador se será arrematado para utilização das peças ou se serão feitos reparos para que seja utilizado normalmente. 

Da mesma forma, carros recuperados por bancos, apesar de estarem em boas condições, normalmente possuem dívidas em atraso. E por isso, o comprador precisará quitar todas as dívidas e regularizar o veículo para poder circular com ele. 

Além disso, é recomendado que o comprador interessado em participar de um leilão de carros recuperados tenha uma boa quantia em dinheiro para investir no veículo e pesquise qual é a procedência do veículo para saber se realmente valerá a pena investir nele.