Tirar a famosa Carteira Nacional de Habilitação aos 18 anos é um sonho de todo brasileiro, porém, para muitos isso é uma realidade distante.
Atualmente a média para tirar a CNH categoria B, que é a de carro, é de R$ 1.500 até R$ 2.600 dependendo do estado e da região.
Para muitos estes valores são altos e inviabiliza participar do processo, porém, como solução o Detran com parceria com diversos governos estaduais possibilitam uma modalidade chamada de CNH Social, onde o usuário de baixa renda pode obter a licença sem custo algum.
Quem tem direito a CNH Social?
O projeto foi criado em 2014 e está em vigor até o momento, por ser um programa estadual, as exigências podem mudar de estado para estado, mas de modo geral possui a seguinte base:
- Ser maior de 18 anos.
- Receber até 2 salários mínimos. ( comprovado )
- Ser Alunos oriundos da rede pública de ensino.
Também estão aptos a participar, pessoas que:
- Pessoas com necessidades especiais.
- Ex-presidiários.
- Agricultores.
- Pessoas desempregadas há mais de 1 ano.
- Pessoas que não tenham nenhum tipo de registro de carteira assinada.
- Pessoas que são beneficiários do Bolsa Família.
Aonde tirar e quais documentos são necessários?
Atualmente, devido ao momento delicado que estamos vivendo, todo o processo é feito online, para solicitar a CNH Social, basta entrar no site do detran do seu estado e procurar por CNH Social.
Os documentos necessários para preencher o primeiro formulário são:
- CPF
- RG
- Carteira de Trabalho ( se houver )
- Comprovante de residencia.
- Certidão de nascimento de filhos e dependentes, caso os mesmos não possuam RG.
- Histórico escolar, para comprovação de onde estudou.
Como funciona após ser aprovado?
Após todo o procedimento de envio de documentos e aprovação, o usuário que for escolhido vai ser direcionado para um CFC, Centro de Formação de Condutores, a famosa, Auto Escola, que vai realizar todos os procedimentos.
Iniciando com exame médico e psicotécnico, até as aulas teóricas e práticas, este processo pode variar com base na cidade que o usuário realizar o cadastro, cada Detran possui um prazo.
O importante é ficar atento, cada estado possui uma forma de contemplar, no Maranhão por exemplo, a CNH grátis é para estudantes que tiveram boas notas no ENEM, já no estado do Ceará, tudo é feito diretamente pelo site oficial do Detran.
Para os moradores de Goiás, Espírito Santo, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Paraíba e Sergipe, as inscrições são em alguns momentos do ano, e é bom ficar atento.
Gostou da dica? na dúvida se informe no Detran do seu estado, lá você deve encontrar as informações mais atualizadas.