O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que visa fazer transferência de renda direta para famílias que vivem em situação de pobreza. 

No Brasil, são mais de 13,9 milhões de famílias beneficiadas com o Programa Bolsa Família. O agente operador deste serviço é a Caixa Econômica Federal e os recursos usados para efetuar os pagamentos são da União, através do Ministério da Cidadania.  

No geral, o programa visa ofertar aos participantes: alimento para suas famílias, garantir segurança nutricional, ter acesso à serviços públicos como, educação, saúde e assistência social. 

Publicidade - OTZAds

E para deixar o serviço ainda mais completo, o Governo Federal oferece a possibilidade dos beneficiários fazerem a consulta do saldo disponível em conta. 

Deseja saber como consultar o saldo do Bolsa Família? É só ficar com a gente para aprender! Veja a seguir:

Saiba como consultar o saldo do Bolsa Família

São 3 opções disponíveis para realizar a consulta do saldo do Bolsa Família. Essa é uma ótima ideia para que todos possam ter acesso a essa informação, seja através do aplicativo, site oficial da caixa ou através da central de atendimento.

Aplicativo do Bolsa Família

Através do aplicativo do benefício, os cidadão podem realizar as consultas de forma mais prática, a qualquer momento e de qualquer lugar. 

Para ter acesso ao app, basta ir até a Apple Store para as pessoas que tiverem iPhones, ou buscar na Play Store para quem tiver celular Android e realizar o download. Após adquirir o app, basta fazer o login usando o NIS ou CPF para concluir a consulta do saldo. 

Publicidade - OTZAds

0800 da Caixa

Para as pessoas que preferem falar diretamente com a Caixa, também existe a possibilidade de fazer uma ligação para: 0800 707 2003 e falar diretamente com um atendente especializado. 

Ao realizar a ligação, o beneficiário poderá verificar a atual situação do seu cadastro, verificar saldo e se informar onde poderá realizar o saque. Para isso, basta ligar com número do NIS ou CPF em mãos. 

Site oficial da Caixa

Através do site oficial da Caixa os cidadão também podem realizar a consulta do saldo do Bolsa Família, para isso é preciso fazer um cadastro de login e senha ao acessar a plataforma pela primeira vez. A partir disso, as informações de cadastro, saldo e situação da conta constarão na tela. 

Quem tem direito a se cadastrar no Bolsa Família 

Tem direito a participar do programa pessoas que vivem em situações de pobreza no Brasil. Ou seja, famílias que possuem uma renda por pessoa de R$89,00 e tenham em sua composição familiar gestantes, crianças e/ou adolescentes de até 17 anos. 

Além disso, é necessário que a família seja inscrita no Cadastro Único, para poder utilizar as soluções entregues pelo Programa Social do Governo Federal e, é imprescindível que todos os membros da família estejam com todas as informações pessoais atualizadas. 

Como fazer o cadastro no programa 

O primeiro passo para fazer parte do programa é se encaixar em todos os requisitos ditados pelas regras do benefício. Se sua família estiver dentro do perfil, o próximo passo é ir até o ponto responsável pelo bolsa família do seu estado, portando todos os documentos exigidos. 

Publicidade - OTZAds

A análise e seleção das famílias é realizada através de pessoas capacitadas do Ministério do Desenvolvimento Social. Todos os meses ocorre seleção e o valor a ser recebido será de acordo com a composição familiar. 

Documentos necessários para fazer a inscrição

Para fazer a inscrição é preciso que todos os membros do grupo familiar sejam brasileiros e possuam documentos. Veja a seguir a lista:

– CPF

– Título de Eleitor 

– Certidão de Nascimento – de todas os menores da família 

– Certidão de Casamento

– Carteira de Trabalho 

– Cartão de vacinação – dos menores

O programa foi criado através da Medida Provisória 132 em outubro de 2003. Se você precisa desse benefício, junte sua documentação e procure a prefeitura ou o setor responsável da sua cidade. Essas informações foram úteis para você? Fique conosco para mais informações relevantes.