O FGTS, também conhecido como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, é um tipo de poupança em que empresas depositam uma porcentagem do salário para se caso o trabalhador for demitido, consiga ter uma renda para se manter até encontrar um novo emprego. 

Dessa forma, o FGTS serve para ajudar trabalhadores que foram demitidos sem justa causa a receberem algum tipo de auxílio. Por isso, o FGTS geralmente é vinculado a uma conta em que o trabalhador recebe seu salário mensal em que 8% desse valor é depositado em caso dele sair desta empresa.

Publicidade - OTZAds

Existem algumas formas de sacar o FGTS, mas a mais comum é através do Saque de Aniversário, que é feito de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Por isso, neste artigo, vamos explicar um pouco melhor sobre o FGTS e como funciona o Saque de Aniversário, confira a seguir.

Confira como funciona o FGTS e o Saque de Aniversário

Para sacar seu FGTS é preciso estar desempregado e ir até uma das agências da Caixa, levando algum documento original com foto, como RG ou CNH. Além disso, é preciso estar com o número do PIS, PASEP ou NIS, presente na carteira de trabalho para que o dinheiro possa ser retirado.

Você também pode sacar seu FGTS pela internet, através do app FGTS, em que é possível transferir esse dinheiro para outra conta corrente. No aplicativo, disponível para Android e iOS, basta criar um login, cadastrar sua conta corrente de outro banco e transferir o valor.

Publicidade - OTZAds

Como funciona o calendário do FGTS?

Mas para saber quando o FGTS pode ser sacado, é preciso antes estar atento ao calendário do FGTS. Esse calendário é estabelecido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, em que é possível sacar os valores da Poupança Social Digital e caso não seja sacado, esse valor continuará na conta do FGTS desse trabalhador.

Por exemplo, trabalhadores que nasceram no mês de janeiro, conseguem realizar o saque a partir de junho até julho. Já aqueles que nasceram entre fevereiro e março, podem realizar o saque em julho e agosto. 

Além disso, é possível que o trabalhador realize o saque de parte do FGTS anualmente durante o mês do seu aniversário. Sendo assim, o valor máximo desses saques é de R$ 1.045.

Como saber quando posso sacar meu FGTS?

Como mencionamos anteriormente, é preciso estar atento à divulgação do calendário do saque do FGTS todos os anos. Também é possível ter acesso ao calendário diretamente no site da Caixa

Publicidade - OTZAds

Geralmente, os saques são autorizados a partir do mês de junho até o mês de dezembro. Além disso, é possível também fazer o saque emergencial do FGTS

No saque emergencial do FGTS, liberado para trabalhadores que tinham saldo disponível em 2020, em contas ativas e inativas. Em 2021, os saques também poderão ser liberados no meio do ano.

No Saque de Aniversário, é permitido que o trabalhador realize um saque de acordo com seu mês de aniversário. Mas é preciso acompanhar um calendário que fica disponível no site da Caixa.

Para verificar se você está apto para realizar o saque de aniversário, é preciso acessar o app FGTS e fazer seu cadastro para saber se você já tem direito a realizar o saque.

Para mais informações sobre o FGTS e o Saque de Aniversário, acesse o site da Caixa ou a página do Governo Federal, que contém mais informações sobre esse benefício aos trabalhadores.