O Bolsa Família é um programa social do Governo Federal que já ajudou mais de 300 mil famílias a saírem da situação de extrema pobreza e conseguirem melhores condições de vida. 

Publicidade - OTZAds

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre esse programa certo? Mas sabe como funciona e o que é preciso para fazer o cadastro e participar? 

Neste artigo, vamos esclarecer todas as dúvidas a respeito do Programa Bolsa Família, como fazer seu cadastro e verificar se você tem direito a receber o auxílio deste programa, confira.

Saiba mais sobre o Programa Bolsa Família

O Programa Bolsa Família, como mencionamos anteriormente, é um programa social do Governo Federal e tem o objetivo de auxiliar famílias carentes por meio de uma renda. As famílias que participam deste programa geralmente estão em situação de pobreza ou de extrema pobreza.

Publicidade - OTZAds

O Programa Bolsa Família foi instituído em 2003, durante o Governo Lula e anos depois passou a ser, por isso hoje é um direito de todo brasileiro que encontra-se em situações precárias e precisa de uma ajuda seja na alimentação, saúde, segurança e serviços públicos. 

O Bolsa Família tem como objetivo proporcionar a distribuição de renda e combater a fome no Brasil. Assim como, garantir uma segurança alimentar, educação e acesso a serviços públicos, como consultas a postos de saúde, vagas em escolas públicas, cestas básicas, descontos na luz, água e outros.

Quem tem direito a participar do Bolsa Família?

Aqueles que fazem parte de famílias que se encontram em situação de pobreza e de extrema pobreza têm direito a receber o auxílio do Bolsa Família, desde que tenham renda entre R$ 89,00 até R$ 178,00 e que estejam em situação de pobreza ou de extrema pobreza.

Como se cadastrar no Bolsa Família?

Para se cadastrar no Programa Bolsa Família, é preciso estar dentro dos requisitos citados acima e entrar em contato com o setor responsável pelos programas sociais em sua região, tendo em mãos seus documentos e de todos os integrantes da família, assim como um comprovante de renda.

Publicidade - OTZAds

Vale lembrar que em algumas regiões do Brasil, o setor responsável pelo cadastramento das famílias no Bolsa Família é  feito pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)

Depois que a família é cadastrada, passa a ter seus dados no Cadastro Único (CadÚnico). Por meio do CadÚnico, é possível fazer um acompanhamento de todas as famílias e daquelas que ainda participam do programa. 

Quando o cadastro de uma família é aprovado, é enviado para o endereço uma carta informando que agora faz parte do Programa Bolsa Família. Assim como, todas as instruções sobre como usar o cartão do Bolsa Família e sacar o benefício em uma das agências da Caixa

Além do mais, é por meio do cartão do Bolsa Família, que um dos familiares responsáveis pelo cadastro deverá realizar os saques do benefício e também terá acesso ao calendário na internet ou pelo app do Bolsa Família

Para mais informações sobre os benefícios do Programa Bolsa Família e a respeito do cadastro das famílias neste programa, acesse o site da Caixa ou do Ministério da Cidadania e tire todas as suas dúvidas.