Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o Bolsa Família nos noticiários. Mas você sabe como funciona o Programa Bolsa Família e como é possível participar desse programa social? 

Neste artigo, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Programa Bolsa Família e como fazer parte e receber este benefício do Governo Federal.

Publicidade - OTZAds

Saiba tudo sobre o Programa Bolsa Família

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que já ajudou mais de 300 mil famílias brasileiras e tem o objetivo oferecer uma ajuda de custo para famílias carentes em situação de pobreza e de extrema pobreza no Brasil.

O Programa Bolsa Família foi instituído em 2003 e logo passou a ser considerado um direito para muitos brasileiros que fazem parte de famílias carentes e em situação de pobreza.   

O Bolsa Família além de auxiliar muitos brasileiros a terem uma renda, também ajuda a combater a fome e garante o direito à saúde, educação e assistência social.

Publicidade - OTZAds

Quais famílias podem participar do Bolsa Família?

Podem participar do Programa Família, famílias que se encontram em situação de pobreza e de extrema pobreza e que tenham uma renda de até dois salários mínimos.

Por exemplo, famílias que tenham renda de até R$ 89,00 por pessoa e se encontrem em situação de extrema pobreza e famílias com renda de até R$ 178,00 e que estejam em situação de pobreza.

Sendo assim, aqueles que se encaixam nesses requisitos, podem procurar um setor responsável pelo Bolsa Família em sua região e fazer um cadastro.

Como fazer o cadastro no Bolsa Família?

Como mencionamos anteriormente, para se cadastrar no Programa Bolsa Família, é preciso entrar em contato com o setor responsável pelos programas sociais em seu município, como por exemplo, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Publicidade - OTZAds

Ao entrar em contato com esse setor, um responsável da família deve levar os documentos de todos os familiares e comprovantes de renda para verificar se sua renda é compatível com os requisitos do programa.

Caso tudo esteja de acordo, logo em seguida, o responsável e todos os integrantes da família terão uma ficha no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, é por meio do CadÚnico, que é possível fazer um acompanhamento de todas as famílias que fazem parte do Bolsa Família e que participam de projetos sociais do Governo Federal.

Depois disso, as famílias já começam a receber uma ajuda de custo para que consigam melhores condições de vida. Além disso, o saque desse benefício do Bolsa Família é retirado em uma das agências da Caixa Econômica Federal.

Como funciona o pagamento do Bolsa Família?

O pagamento para os beneficiários do Programa Bolsa Família funciona de acordo com um calendário, chamado Calendário do Bolsa Família, em que as datas são estabelecidas de acordo com uma numeração.

As datas dos pagamentos são de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social) do cartão do Bolsa Família. Geralmente, aqueles que têm a numeração de 0 a 9, começam a receber primeiro uma parcela do benefício e depois disso, aqueles que possuem o NIS de 1 a 5. 

Para saber mais sobre o calendário, assim como consultar o saldo e outros benefícios do Programa Bolsa Família, acesse o site do Ministério da Cidadania e tire todas as suas dúvidas!