Na hora de comprar um carro ou até mesmo de apresentar sua documentação, é preciso sempre verificar se o RENAVAM está certo e se não possui pendência. Isso porque quando um motorista é parado em uma blitz ou qualquer tipo de operação policial, é preciso apresentar este registro em mãos.

Por isso, no artigo de hoje, confira tudo sobre o que é o RENAVAM, como funciona e como consultar esse registro apenas utilizando a placa do veículo, confira!

Publicidade - OTZAds

Saiba o que é o RENAVAM e como consultar pela placa

O RENAVAM também conhecido como Registro Nacional de Veículos Automotores, ele serve como um sistema criado pelo Serpro para registrar os veículos  no Brasil. Esse registro é feito pelo DETRAN de cada região e centralizado pela unidade Denatran.

O número do RENAVAM pode ser localizado em um documento que serve como um registro do veículo e caso o motorista seja parado em uma blitz, deve apresentar esse documento junto com a carteira de motorista, para verificar se constam multas e dívidas em atraso.

Publicidade - OTZAds

Com esse código em mãos, é possível consultar praticamente todos os dados de um veículo, assim como suas multas e pendências, também consultar o IPVA, DPVAT, emplacamento, mudanças de proprietário e todos os detalhes físicos de um veículo.

Ou seja, o RENAVAM pode ser considerado basicamente o CPF, RG e certidão de nascimento de um veículo e todo seu histórico de novos e antigos proprietários, assim como todas as multas que já levou.

Como consultar o RENAVAM pela placa?

Para consultar o RENAVAM, é preciso entrar no site do DETRAN da sua região e informar seus dados em um formulário. Mas vale lembrar que apenas o proprietário do veículo pode ter acesso e conseguir responder todas as questões solicitadas.

Publicidade - OTZAds

Além disso, é preciso acessar o site, informar os dados do veículo e depois clicar na opção “Consultar” para ter acesso a todos os dados do RENAVAM. Esse método é muito utilizado por proprietários de veículos para verificar se há multas pendentes a serem pagas. 

Por exemplo, para aqueles que moram em São Paulo, é possível acessar o site do DETRAN-SP, fazer um rápido cadastro e consultar as informações sobre seu veículo. Através de uma consulta do RENAVAM pela placa, é possível também realizar a emissão de taxas de pagamento do IPVA e licenciamento do DPVAT.

Após fazer o cadastro no site, basta informar os dados da placa do veículo para consultar o RENAVAM e verificar praticamente todas as informações de um carro ou moto.

Para mais informações sobre como consultar o RENAVAM do seu veículo por meio do número da placa, acesse o site do DETRAN da sua região ou entre em contato pelo telefone deste departamento.