Com certeza todos concordam que a saúde bucal é definitivamente uma questão totalmente ligada à qualidade de vida das pessoas, porém de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no geral as pessoas perdem o interesse em se relacionar com outras pessoas, ficam com mais dificuldade em conseguir empregos, passam a ter o processo de mastigação mais difícil e ainda, possuem dificuldades para ter uma boa noite de sono.   

Isso porque os nossos dentes possuem total ligação com os outros membros da nossa face, como por exemplo: uma dor de dente pode passar a causar dores de cabeça e também dores no ouvido. 

Publicidade - OTZAds

Por isso, é tão necessário que as pessoas cuidem diariamente da saúde bucal, em casa com a devida escovação dos dentes, fazendo uma alimentação correta e também visitando frequentemente o consultório de um dentista.

Porém, segundo um dado divulgado pelo Ministério da Saúde, foi apontado que aproximadamente 55,6% da população brasileira não possui acesso a um dentista anualmente. Sendo assim, 11% da população no Brasil acabam perdendo algum dente a partir dos 18 anos, e 41% começam a perder seus dentes a partir dos 60 anos de idade.

Publicidade - OTZAds

Veja também:


Implante de Graça – Veja como solicitar implante dentário pelo SUS.

Por isso, é tão importante cuidar dos dentes diariamente e, pelos motivos apresentados, o Ministério da Saúde criou a Política Nacional de Saúde Bucal no Brasil, através do Projeto Brasil Sorridente para que toda população possa ter um acesso mais facilitado a uma qualidade de vida completa. 

Como funciona o Projeto Brasil Sorridente

O Projeto Brasil Sorridente foi criado em 2003 através do Ministério da Saúde com o objetivo de melhorar a saúde bucal das pessoas, pois como falado anteriormente, muitos brasileiros não possuem acesso semestral ou anual a um consultório de um profissional da saúde bucal. E antigamente o acesso era ainda mais difícil. 

Apesar de no Brasil existir cerca de 300 mil dentistas, segundo o Conselho Federal de Odontologia, no Brasil as pessoas ainda possuem poucos recursos para cuidar dos dentes diariamente. 

Sendo assim, o Projeto Brasil Sorridente atua em campanhas de prevenção, campanhas educativas em escolas e também na recuperação de dentes através do implante dentário. 

Publicidade - OTZAds

O Projeto possui atendimento odontológico gratuito para todos através do SUS, sendo assim o programa atende a todos os cidadão de todas as idades em postos de saúde, unidades de atendimento, hospitais, unidades móveis e centros especializados. 

Como participar do programa e ter acesso ao implante dentário 

O programa é oferecido pelo SUS, sendo assim todas as pessoas podem participar, porém o maior foco são as pessoas que possuem menos poder aquisitivo. 

Antes de ir a um posto de saúde para se informar do atendimento, você deve acessar o site oficial do Brasil Sorridente, onde você poderá verificar se sua região já está participando do projeto. 

Caso sua cidade já esteja coberta pelo atendimento gratuito, você deverá ir diretamente a uma unidade de saúde mais próxima da sua casa e solicitar o agendamento da triagem, onde o dentista irá verificar a situação dos seus dentes. 

Serviços disponibilizados através do programa

  • Biópsias
  • Cirurgias
  • Exames bucais para detecção de câncer bucal infecções ou outras doenças
  • Restaurações
  • Aplicação de flúor
  • Retirada dos sisos
  • Implantes Dentários
  • Extrações
  • Limpezas
  • Tratamento de cáries
  • Aparelho dental gratuito