Atualmente, existem diversos serviços financeiros que podem ajudar quando estamos precisando comprar algum bem ou até mesmo quitar alguma dívida. É aí que surgem os empréstimos e financiamentos.

Publicidade - OTZAds

Mas afinal, você sabe qual é a diferença entre eles? Se não sabe, fique tranquilo, pois hoje vamos te explicar como funcionam ambos e quais as principais diferenças.

Qual a diferença entre financiamento e empréstimo?

O empréstimo é uma modalidade de crédito em que o cliente pode solicitar em bancos ou empresas financeiras para pagar dívidas ou até mesmo para comprar um carro ou uma casa. 

No empréstimo, algumas empresas não exigem que o cliente especifique qual será o real objetivo para aquele dinheiro que foi emprestado pela empresa, apenas é preciso pagar corretamente e dependendo da financeira há prazos e taxas mais acessíveis.

Publicidade - OTZAds

Já no financiamento é preciso que o cliente já tenha algum objetivo em mente, como por exemplo, comprar um carro ou uma casa. Mas isso pode ser um bom sinal, pois dessa forma a empresa financeira consegue ofertas preços que se encaixam em seu orçamento.

No financiamento o valor que for emprestado pelo cliente não mudará e dificilmente há muitas taxas de juros a serem cobradas. Diferentemente de um empréstimo em que os valores podem variar de acordo com essas taxas.

Além disso, em um financiamento é possível, caso o cliente prefira dar um valor como entrada e pagar apenas o restante do valor. Como por exemplo, você pode financiar até 100% do valor de um bem ou até mesmo parte dele.

Publicidade - OTZAds

Como funciona um empréstimo?

Em um empréstimo o cliente entra em contato com o banco ou empresa financeira escolhida, indica os valores e parcelas. Porém esse valor pode sofrer um acréscimo de juros caso aconteça algum atraso. 

Entretanto, em um empréstimo é possível solicitar valores baixos e altos, dependendo da empresa, seja para comprar um carro, uma casa ou até mesmo investir em um negócio, por exemplo.

Como funciona um financiamento?

Em um financiamento é ideal para aqueles que querem comprar um carro ou uma casa, mas que não possuem uma grande quantia em dinheiro. Dessa maneira, a empresa paga o valor total do bem e o cliente precisa apenas pagar aos poucos ao longo do meses.

Entretanto, um financiamento, diferente de um empréstimo, pode demorar para ser autorizado e é preciso apresentar documentação, entrar em contato com concessionário ou imobiliária, no caso de um imóvel, no momento de solicitar. Já em um empréstimo existem empresas que liberam o valor em questão de dias.

Por fim, ambos possuem suas diferenças, mas caso você esteja precisando de dinheiro rápido, o empréstimo é o mais recomendado. Já o financiamento é mais utilizado para a compra de carros e motos.